quarta-feira, 27 de abril de 2016

Mixoma em átrio direito: DIC Imagem

Artigo do amigo e professor Dr. Eduardo Menti, sobre a apresentação não-usual do mixoma em cavidade atrial direita. Parabéns ao colega e ao grupo do Instituto de Cardiologia pela publicação!! (o artigo você encontra aqui).

Artefatos em Ecocardiografia - JASE Maio de 2016

Artigo interessantíssimo sobre a identificação e avaliação crítica dos temidos artefatos no exame ecocardiográfico, publicado na edição de maio deste ano do JASE. Leitura obrigatória!! (o artigo, já no dropbox do grupo, você encontra aqui).

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Novo Guidelines ASE para Avaliação da Função Diastólica

Olá amigos! Guidelines recém publicado pela ASE sobre avaliação da função diastólica. Vale a atenção para algumas pequenas mudanças. Proponho que o leiamos e coloquemos as mudanças em discussão aqui no blog. Abraço a todos!

O pdf do guidelines está no nosso Dropbox (o link você encontra aqui).

sábado, 23 de abril de 2016

Avaliação da Válvula Tricúspide

Artigo recente (janeiro deste ano) publicado no Archives of Cardiovascular Diseases, citado na palestra "Definição da gravidade da Regurgitação Tricúspide", apresentada pelo Ecocardiografista mineiro Dr. Braulio Muzzi de Oliveira.
O artigo traz algumas informações interessantes sobre a avaliação multimodalidade da válvula tricúspide e a quantificação da regurgitação tricuspidea.

O link para o pdf do artigo, no dropbox do grupo, você acessa aqui.

Recomendações para Avaliação da Aorta Abdominal e seus Ramos


Prezados, no Congresso do DIC deste ano foi apresentada uma interessante recomendação para a avaliação Dopplerfluxométrica da aorta abdominal e seus ramos. Aos colegas que realizam US vascular (e aos cardiologistas clínicos também), creio ser uma leitura importante.
O link para o artigo em pdf (já feito o upload no nosso dropbox) está aqui.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Avaliação da severidade da Insuficiência Aórtica

Olá amigos! Retomando as postagens após o Congresso do DIC em BH! Tenho por hábito anotar as referências bibliográficas das palestras que mais me interessaram nos congressos, para aprofundar a base teórica dos assuntos explanados pelos palestrantes. Planejo compartilhar com os colegas alguns artigos que revisei e me pareceram interessantes.
Começo por este artigo citado na palestra do Dr. Frank Flachskampf, da Suécia. Sua palestra "Aortic regurgitation: a continuing diagnostic challenge", mostrou uma série de sugestões baseadas em evidências e em sua experiência pessoal para uniformizar a avaliação da severidade da IAo.
Um artigo me chamou bastante a atenção: o grupo da Cleveland Clinic propôs um algoritmo hierarquizando alguns achados (em especial a dilatação ventricular esquerda) para aumentar a concordância interobservador em relação a gravidade da IAo.
Porém, o que mais me chamou a atenção no trabalho foi a baixa concordância interobservador quando usados os critérios da ASE. 
17 especialistas de vários países foram chamados a graduar casos de insuficiência aórtica de 20 pacientes. Houve mais de 80% de concordância sobre a severidade da IAO em somente 13 pacientes!!!
Após a aplicação dos critérios sugeridos pelo consenso, a concordância aumentou para 18 dos 20 pacientes.

Acho que o paper vale a leitura. Já coloquei o pdf do artigo no nosso dropbox, e o link para baixá-lo está aqui.