domingo, 3 de julho de 2016

Eventos cardíacos adversos e relaxamento alterado

Quais pacientes com relaxamento alterado (disfunção diastólica tipo I), estão sujeitos a eventos adversos? Esta é a pergunta deste interessante artigo do JASE. O link para o artigo você encontra aqui.



2 comentários:

  1. Interessante mesmo, porém pcte com disfunção diastólica tipo I com pressão de enchimento alta segundo o novo guideline é considerado como portador de disfunção diastólica tipo II... Ficou só DD tipo I + HVE... Talvez pelo estudo ter sido desenvolvido muito antes do novo guideline (2004-2012). Será que ele influenciou a nova diretriz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezado amigo Issam! Acho que influenciou sim a nova recomendação. Escolhi este paper para o grupo de artigos do pessoal aqui da Ecocardio pra provocar esta discussão. Acho que o conceito que precisa ficar é o que já comentastes em um post anterior. Concordo contigo quanto a precisarmos nos posicionar quanto as pressões de enchimento do VE em nossas conclusões. Certamente é isto que define o prognóstico dos nossos pacientes. Muito obrigado por participar!!

      Excluir