Em relação ao manejo clínico e cirúrgico da estenose valvar aórtica, assinale a alternativa incorreta:
a) Ecocardiograma é recomendado para o diagnóstico inicial e avaliação da severidade da estenose, hipertrofia ventricular e função sistólica do VE. Reavaliações com ecocardiograma devem ser realizadas em pacientes com mudança dos sinais e sintomas, anualmente em pacientes com estenose aórtica importante, a cada 1-2 anos para estenose moderada e 3-5 anos para estenose leve.
b) Troca valvar aórtica é recomendada para adultos com estenose aórtica importante sintomática, mesmo que os sintomas sejam leves.
c) Troca valvar aórtica é recomendada para adultos com estenose aórtica importante e fração de ejeção menor de 50%.
d) Troca valvar aórtica é recomendada para adultos com estenose aórtica importante assintomática que irão passar por cirurgia de revascularização miocárdica ou outras formas de cirurgia cardíaca.
e) Cirurgia de valvar aórtica é o procedimento de escolha para aliviar a obstrução da via de saída em adultos com estenose valvular aórtica importante; descalcificação aórtica cirúrgica deve ser reservada para pacientes de alto risco com vistas a diminuir o tempo da cirurgia.
Comentários: As alternativas a até d são auto-explicativas, e definem nosso dia-a-dia de consultório em relação ao manejo dos pacientes com EAo. Já a alternativa e traz um procedimento cirúrgico que não faz parte do nosso arsenal terapêutico: a descalcificação aórtica. Esta modalidade de procedimento já foi avaliada no passado, com resultados pífios, e certamente não deve ser utilizada como tratamento para a estenose valvar aórtica.
Alternativa incorreta: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário