Prezados colegas, enviei para o dropbox do nosso grupo de estudo o artigo do JASE de julho deste ano sobre a avaliação da estenose aórtica através de janelas não apicais.
Neste estudo, 50% dos pacientes tiveram a velocidade máxima de fluxo transvalvar detectada pela janela paraesternal direita, seguidos por 39% na janela apical.
Outro dado importante do estudo foi o achado de que em 23% dos casos em que não se utilizou outra janela além da apical, ocorreu subestimação da gravidade da estenose.
Vale a leitura.
Avaliação da EAo por janelas não-apicais
Artigo muito interessante. Hoje temos diversas tecnologias, 3 D, Strain longitudinal e a paraesternal direita muitas vezes ajudaria tanto Qto ou até mais na quantificação da gravidade da estenose aórtica. Um dado interessante, Qto mais angulada a via de saída melhor fica o paraesternal direito. Há um pouco mais de um ano, quando falava com o Zeca pedi dicas para ele sobre PED e ele ressaltou que esta janela também é boa para avaliar aneurisma de aorta ascendente.... O negócio é se abraçar no paciente e fazer em todos pote com Estenose Aórtica...
ResponderExcluirO guide da Sociedade Européia de doenças de aorta diz que a tal janela é obrigatória na suspeita de aneurisma e dissecção... o triste é o abraço!!
ResponderExcluirOlá pessoal vou fazer aqui um comentário com um breve resumo deste artigo que apresentei no nosso clube de revista
ResponderExcluirque no título exalta "a importância de determinar a severidade da estenose aórtica nas demais janelas além da janela apical"
nesta coorte retrospectiva contemporânea, que abrangeu pacientes com idade maior que os estudos anteriores sobre o assunto.
Os autores procuraram determinar a frequência com que o maior pico de velocidade do jato da estenose aórtica é encontrado em cada janela, assim como avaliar o quanto negligenciar as demais janelas, com relação a janela apical subestima o grau de severidade da estenose aórtica e os fatores que influenciaram a localização da janela ótima. Os resultados evidenciaram que pacientes com uma maior acentuação do ângulo aorta septo tiveram a maior velocidade encontrada na janela paraesternal direita e os fatores que predispuseram este achado foram: a idade maior > 75 anos, o diâmetro diastólica do VE < 55mm e a válvula aórtica ser tricúspide.
61% dos pacientes avaliados tiveram a maior velocidade encontrada fora da janela apical e desse total, 50% tiveram a maior velocidade na janela paraesternal direita. Quase 1/4 dos pacientes , precisamente 23% dos pacientes, tiveram a severidade da estenose aórtica subestimada ao se negligenciar as demais janelas. Fica o aprendizado deste estudo que devemos dar importância na avaliação das demais janelas para procurar a maior velocidade do jato de estenose aórtica naqueles pacientes em que há duvida de classificação e que tem como características, maior acentuação do ângulo aorta septo ( idosos, ventrículos pequenos < 55mm e válvula aórtica
tricúspide).
grato
abraço a todos