A questão em si é fácil, mas serve para revisar o capítulo de hemodinâmica do Feigenbaum, que é um excelente guia de estudos sobre a avaliação física e matemática dos fluxos e pressões cardíacas.
Analisando as alternativas:
a) Errada. a onda (ou elevação) B ocorre na telediástole de ventrículos com pressão diastólica final elevada (pelo menos 20mmHg no momento da contração atrial).
b) Errada. Qualquer diferença de alinhamento vai causar subestimação do valor de velocidade. Ângulos menores que 20° costumam ser tolerados por produzirem pequenas subestimações. Porém, diferenças maiores que 20° produzem erros intoleráveis, invalidando a aferição.
c) Errada. O VTI - time-velocity integral - é a soma de todas as velocidades obtidas ao longo no tempo em determinada região ou linha de amostragem. A velocidade máxima de fluxo permite apenas saber a taxa de fluxo instantânea, e não o volume na unidade de tempo.
d) Correta. Admitindo que o volume de ejeção por uma determinada válvula pode ser analisado como o volume de um cilindro, cuja base é a área de seção transversal e a altura é o valor da IVT (que não por coincidência é dado em unidade métrica - cm - no aparelho!).
Sugiro inclusive ao colegas que antes de revisrem as estenoses e regurgitações valvares, leiam este capítulo do Feigenbaum.
Letra D
ResponderExcluir