Seja bem-vindo ao EchoForum! Aqui trazemos revisões de artigos e discussão de temas em cardiologia e ecocardiografia, além de questões comentadas de concursos médicos! Fique a vontade para participar!
quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Prova Ceará 2012 - Cardiomiopatia Restritiva
Os idealizadores da questão decidiram abrir o livro e copiar a lista item por item (bem pouco criativa a forma de cobrar o conteúdo).
Vamos avaliar as alternativas:
a) Errada. O ventrículo esquerdo costuma ter a parede com espessuras aumentadas, muitas vezes por infiltração miocárdica, com acúmulo de células, proteínas, ou depósito de substâncias dentros das células. Porém, a menos que a doença já esteja em fase muito avançada, começando com algum grau de dilatação ventricular, o ventrículo, via de regra, tem a cavidade normal.
b) Errada. A parede livre do VD pode estar espessada (pelos mesmos motivos do espessamento do VE, além de resposta adaptativa a HAP resultante), eventualmente abrindo o quadro com insuficiênca cardíaca direita e congestão periférica. Já a função diastólica é por definição alterada por conta da rigidez ventricular.
c) Errada. O aumento biatrial é uma característica frequente da cardiomiopatia restritiva. A HAP também é relativamente comum nos quadros de restrição por conta da transmissão das pressões esquerdas elevadas, com subsequente remodelamento vascular, além das alterações hemodinâmicas vasculares próprias de várias das etiologias sistêmicas da restrição miocárdica.
d) Certa. A Assertiva é auto-explicativa - são todas características típicas da restrição miocárdica.
Este tema está bem interessante no livro da Dra. Otto, pois explica de forma bem didática, na minha opinião, como fazer a avaliação da função diastólica nestes casos de mio restritiva. Vale a leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
D
ResponderExcluirLetra D
ResponderExcluirLetra D
ResponderExcluirD
ResponderExcluir