quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Questão 2 Prova Ceará - Função sistólica VE















Vamos aproveitar a questão para revisar o dP/dT. Primeiro, vamos as alternativas:
a) Correta. O conceito da fórmula de Teichholz (com dois "hs" - na prova está escrito errado!) é justamente considerar o ventrículo como uma elipse de circunvolução (ou revolução). Daí a crítica ao método em ventrículos não elípticos ou com alterações segmentares.
b) Errada. O métodos dos discos, ou método de Simpson avalia o ventrículo esquerdo "fatiando"a cavidade e calculando o volume de cada um dos discos nas fases sistólica e diastólica do ciclo, e calculando a fração de ejeção através da diferença porcentual entre os volumes. Este é o melhor método na análise bidimensional para ventrículos com alteração segmentar.
c)  Errada. A distância E-septo até 5mm é a dimensão encontrada em ventrículos não dilatados e com função sistólica global normal. Valores acima de 5mm indicam justamente dilatação cameral ventricular esquerda ou disfunção sistólica.
d) Errado. O dP/dT do VE serve essencialmente para avaliar a função contrátil global do VE em pacientes com regurgitação mitral significativa. A regurgitação mitral ocorre porque a pressão dentro do VE na sístole aumenta devido a contração. O conceito teórico é de que, quanto mais rápida e mais eficaz for a contração ventricular, mais rápida será a fase ascendente da regurgitação mitral.
Por definição, odP/dT (mais uma vez pegando conceitos emprestados da hemodinâmica) é calculado analisando o tempo em que a pressão do jato de regurgitação mitral varia de 4mmHg (velocidade de 1m/s) até 36mmHg (velocidade de 3m/s). Recordando:

Equação de Bernoulli simplificada:
Gradiente = 4.v²
Gradiente = 4.(1m/s)²
Gradiente = 4.1  =  4mmHg

Gradiente = 4.v²
Gradiente = 4. (3m/s)²
Gradiente = 4.9
Gradiente = 36

Ou seja, avaliamos quanto tempo leva para o gradiente da porção ascendente da regurgitação mitral leva para variar de 4 até 36mmHg (ou, simplesmente, quanto tempo leva para variar 32mHg (36-4))
Evidentemente, quanto mais rápido ocorrer a variação, melhor a contratilidade do VE.
Fonte da Imagem: Medscape.com

Os valores do dP/dT são indexados em mmHg/s. Considera-se como normal um valor ACIMA de 1200mmHg/s (algumas bibliografias falam em 1000mmHg/s), e anormal um valor ABAIXO de 800mmHg/s. os valores entre 800 e 1200 ficam na chamada "zona cinza".
Resumindo:
Normal  >  1200mmHg/s (26,6ms ou menos para variar 32mmHg)
Zona cinza: 800 a 1200mmHg/s
Anormal < 800mmHg (40ms ou mais para variar 32mmHg).

Na equação dP/dT, substituimos o valor do dP por 32 (36mmHg - 4mmHg), e o dT é o valor aferido na curva.
Vale lembrar que nas provas,muitas vezes vão nos dar o tempo em milissegundos, então é preciso converter para segundos (ou seja, multiplicar o resultado final por mil).  Por isso além do conceito, é bom estar familiarizado com a equação matemática.

Na questão da prova, o correto é justamente o contrário: quanto MAIOR o dP/dT, MELHOR a função sistólica global do VE.

3 comentários: