segunda-feira, 20 de abril de 2015

Questão sobre complicações do IAM (Prova DIC 2012)












Analisando as alternativas:
a) Correto. A hipótese de CIV parece a mais provável, dada a localização da área de infarto, o tempo de progressão e o tempo pós-evento isquêmico agudo. A rotura do septo se dá na fronteira entre a porção lesada do septo e a porção sadia. O diagnóstico diferencial é principalmente entre rotura parcial ou total de músculo papilar.

b) Incorreto. O aneurisma apical, por definição, ocorre mais tardiamente na evolução do IAM. Uma dilatação aneurismática da ponta, nesta fase do infarto é mais provavelmente uma expansão da área do infarto com afilamento e discinesia da parede, cursaria com piora progressiva da função ventricular e não com uma mudança súbita no quadro clínico, como o enunciado parece sugerir.

c) Incorreto. A ruptura total de músculo papilar, apesar de fazer parte do diagnóstico diferencial de um paciente como o acima descrito, geralmente ocorre no músculo papilar posterolateral (que possui irrigação única - artéria descendente posterior, ramo da ACD), em detrimento do músculo papilar anterior, que geralmente possui irrigação dupla. A rotura de músculo papilar costuma se acompanhar de sopro sistólico, o que não está descrito no enunciado.

d) Incorreto. IAM do VD, embora possa cursar com as alterações descritas no quadro clínico, seria menos provável no caso descrito em função da alteração de VD geralmente se acompanhar de infarto de coronária direita (parede inferior). O enunciado descreve disfunção segmentar de parede anterior, território compatível com lesão de ADA.

e) Incorreto. Uma fração de ejeção levemente reduzida provavelmente não seria encontrada em um paciente com choque (mesmo assumindo a possibilidade de causas não cardiológicas para o quadro clínico, como por exemplo TEP maciço).

Alternativa correta letra A.

Um comentário:

  1. Uma alternativa que poderia gerar dúvida de houvesse, seria o pseudoaneurisma de VE.
    Esse também é uma complicação pos IAM e tem risco muito alto de ruptura e, por consequência, choque.

    ResponderExcluir