Questão anulada pela banca examinadora, em função das alternativas D e E serem iguais. Apesar da anulação, é possível resolver a pergunta. A questão trata de uma avaliação hemodinâmica para determinação da gravidade de uma insuficiência mitral, utilizando a equação da continuidade para definir o diagnóstico.
A forma de realizar o raciocínio é a seguinte: o fluxo que passa em todas as válvulas, na ausência de regurgitação importante, é o mesmo. Em uma válvula mitral regurgitante, o fluxo regurgitado na sístole se soma ao fluxo que passa para o ventrículo na próxima diástole. Já o fluxo que passa pela VSVE na sístole é igual ao volume diastólico que passou pela válvula mitral, MENOS o fluxo que regurgitou. Logo:
Volume regurgitante mitral = Volume diastólico transmitral - Volume sistólico da VSVE
O volume que passa através de uma determinada válvula pode ser avaliado na forma de taxa de fluxo (volume instantâneo) ou na forma de fluxo por unidade de tempo (volume de ejeção).
O volume instantâneo é dado pela multiplicação da velocidade máxima transvalvar pela área da válvula (o que seria igual ao volume de ejeção se o fluxo no sistema sanguíneo fosse contínuo e não pulsátil).
O volume de ejeção, ou fluxo por unidade de tempo, leva em conta a pulsatilidade do sistema circulatório e portanto necessita da integral de velocidades detectada através do envelopamento do fluxo obtido no Doppler espectral (o VTI - deslocamento "linear" do fluxo). O volume de ejeção é então calculado pela multiplicação da área da válvula pelo VTI. Desta forma:
Volume regurgitante mitral = área anel mitral x VTI mitral - área da VSVE x VTI VSVE
A área é dada por Pi x r², ou 0,785 x D² (0,785 deriva de Pi/4)
VRM = 0,785 x (4)² x 20 - 0,785 x (2)² x 30
VRM = 251,2 - 94,2ml
VRM = 157ml
Tambem é possível calcular a àrea do orifício regurgitante:
AOR = VRM/VTI
AOR = 157/160
AOR = 0,98cm²
Volumes regurgitantes acima de 60ml/batimento e AOR acima de 0,4cm² definem insuficiência mitral de grau severo.
Resposta correta alternativa A - Gabarito da banca: ANULADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário