sexta-feira, 10 de abril de 2015

Questão sobre doenças do pericárdio (Prova DIC 2012)


















Analisando as alternativas:
a) Correto. Na pericardite constritiva a velocidade de propagação do fluxo diastólico em direção ao ápice ventricular esquerdo geralmente está normal ou mesmo aumentado (com uma inclinação muito importante da curva, apresentando vlores muito acima de 50cm/s). Esta inclusive é uma forma de diferencia a constrição da fisiologia restritiva, pois na restrição o Vp encontra-se bastante reduzido.

b) Correto. Na agenesia de pericárdio, muitas vezes o ictus pode ser detectado quase na axila, desviando as cavidades para esquerda. O diagnóstico muitas vezes é feito quando no ETT se encontra dilatação de cavidades direitas e movimentação anômala septal interventricular, e o paciente é enviado a ETE para buscar CIA, demonstrando no exame pelo esôfago que não há comunicações anômalas entre os átrios. Geralmente também há hipermotilidade das cavidades ventriculares em especial as esquerdas. O movimento paradoxal do septo muitas vezes é consequência de um "prolapso" do VD em direção ao VE, que não está contido pelo pericárdio.

c) Correto. No tamponamento cardíaco (e também usualmente na pericardite constritiva), o TRIV se prolonga em até 20% na inspiração.

d) Incorreto. Na pericardite constritiva, o fluxo das veias hepáticas em direção ao átrio direito é confinado à fase inspiratória do ciclo, sendo revertido na expiração.

e) Correto. Na análise do fluxo mitral em paciente com tamponamento, a expiração aumenta o fluxo e a inspiração diminui, podendo até mesmo inverter a relação E/A.

Alternativa incorreta letra D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário