quarta-feira, 15 de abril de 2015

Questão sobre estenose mitral (Prova DIC 2012)















Questão sobre estenose mitral. A paciente é jovem (o que fala contra causa degenerativa calcífica), assintomática e em ritmo sinusal (o que não exclui, mas fala contra lesão valvar severa).
O tempo dado pelo enunciado não é o PHT, e sim o tempo total que a onda E leva desde o ponto da máxima velocidade (e portanto máximo gradiente) até a linha de base.
Para determinar o PHT, é necessário utilizar um princípio matemático do cálculo integral que demonstra que o tempo de redução do gradiente máximo até a metade do seu valor (por definição, o PHT), corresponde a 29% do tempo total de desaceleração (arredondando, 30%, para facilitar a memorização). Ou seja, basta multiplicar o DT por 0,3. Logo:

DT = 900ms
PHT = DT.0,3
PHT = 900ms . 0,3
PHT = 270ms

Sabendo o PHT, é possível calcular a àrea valvar mitral. O PHT é uma avaliação derivada do cateterismo cardíaco, onde, por aferições realizadas invasivamente, determinou-se que há uma relação linear e inversa entre o tempo necessário para reduzir o gradiente de pressão à metade e a área do orifício valvar. Por este método, determinou-se que, para uma válvula com 1cm² de área, o tempo necessário para reduzir o gradiente à metade é de 220ms. Logo, a equação que utilizamos nada mais é que uma regra de três inversa (ou seja, quando uma das grandezas da equação aumenta, a outra diminui). Logo:

1cm²   -   220ms
xcm²   -   270ms

Invertendo a primeira fração (já que é uma regra de três inversa):

x/1 = 220/270,  logo:  área valvar mitral = 220/270        AVM = 0,81cm²

Entendendo essa relação me parece mais simples entender de onde sai a equação AVM = 220/PHT;

Também me pareceu importante a percepção de que PHT's maiores que 220ms obviamente vão sempre resultar em estenoses severas (<1cm²) e vice-versa.

Resposta: AVM = 0,81cm²  -  Alternativa correta letra A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário