segunda-feira, 20 de abril de 2015

Questão sobre hipertensão pulmonar II (Prova DIC 2012)




















Questão sobre HAP, abordando avaliação sindrômica e etiológica.
A retificação sistólica do SIV (D-shape sistólico) indica hipertensão pulmonar. A disfunção sistólica pode indicar patologia crônica, porém não é patognomônica de cronicidade, já que afecções agudas como o TEP, podem cursar com redução da fração de ejeção do VD já no início do quadro em função do aumento súbito da PAP, sobrepujando a capacidade ventricular direita de aumentar a força de contração.
O tempo de aceleração do fluxo pulmonar (TAc) permite o cálculo da PMAP, através da seguinte equação:

PMAP = 90 - (0,62 x TAc)
PMAP = 90 - (0,62 x 70ms)
PMAP = 90 - (43,4)
PMAP = 46,6mmHg. (Destacando que o valor normal da PMAP é de 12 a 16mmHg, o da PSAP é de 18 a 30mmHg e o da PDAP é 4 a 12mmHg)

O enunciado também traz a informação de que o tronco da artéria pulmonar e seus ramos principais não se encontram dilatados, o que fala contra situações crônicas (provavelmente seja uma patologia aguda, em que não houve tempo para dilatar os vasos).

Analisando as alternativas, excluem-se as letras B, D e E, pois falam em sobrecarga volumétrica (o D-shape sistólico descarta esta possibilidade). Através do cálculo da PMAP através da equação de regressão, exclui-se também a letra A, restando apenas a alternativa C como resposta correta (sobrecarga pressórica do VD, PMAP de 45mmHg e hipótese de TEP, provavelmente agudo, compatível com a ausência de dilatação dos vasos arteriais pulmonares).

Alternativa correta: letra C

A hipertensão arterial pulmonar por esquistossomose não é abordada nos principais livros-texto de ecocardiografia da lista bibliográfica do concurso. O consenso de HAP da SBC de 2005 faz um resumo sobre a patologia.

Clique aqui para acessar o consenso no Dropbox do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário