sábado, 4 de abril de 2015

Questão sobre função diastólica

Os valores de fluxo mitral de um bebê de 1 ano são os seguintes: TRIV VE: 50ms;   E/A: 2,5;  tempo de desaceleração da onda E: 120ms. Isto denota função diastólica:

a) Normal
b) Sugestivo de relaxamento do VE anormal
c) Sugestivo de pressão de AE elevada
d) Pseudonormal
e) Não é possível avaliar a função diastólica nesta faixa etária


A avaliação da função diastólica é possível em crianças e obedece a princípios semelhantes aos utilizados em adultos. Porém, em crianças jovens, o padrão normal termina por mimetizar o padrão restritivo (pressão AE alta), em função de uma performance ótima do relaxamento ventricular esquerdo, onde o VE "aspira" o sangue de dentro do AE no início da diástole, com a contração atrial esquerda contribuindo muito pouco para o enchimento diastólico ventricular.
A chamada B3 fisiológica, auscultável em algumas criança, é reflexo da desaceleração rápida da onda E.


No relaxamento anormal do VE pressupõe inversão da relação E/A e prolongamento do tempo de desaceleração e do TRIV. A questão relata que o paciente apresenta exatamente o contrário. Já no padrão pseudonormal, a relação E/A não costuma ser maior que 1,5.

Resposta correta alternativa A.

Cliquem aqui para acessar a partir do dropbox do grupo um artigo sobre análise da função diastólica em crianças, escrito pela Dra. Estela Horowitz, cardiologista e ecocardiografista pediátrica do IC-FUC

3 comentários: